A Câmara da Guarda vai atribuir um total de 28 mil e 500 euros destinados ao pagamento dos gastos com o aquecimento nas escolas do primeiro ciclo e jardins de infância do concelho, no próximo ano.
As verbas destinam-se principalmente aos estabelecimentos de ensino localizados nas freguesias rurais, visto que na cidade a maioria das escolas já conta com sistemas de caldeira de aquecimento a gás, uma estrutura que é suportada directamente pela autarquia através do orçamento camarário “quando falamos nas escolas da cidade, neste momento o aquecimento é pago pelo orçamento da câmara. Temos praticamente todas as grandes escolas abrangidas” estando neste momento a Escola do Bairro da Luz a ser também dotada deste equipamento, salientou Vergilio Bento, que gere o Pelouro da Educação na Câmara da Guarda.
Os apoios visam todas as escolas do concelho, e segundo o vereador, trata-se de uma “preocupação de criar condições de conforto para as escolas”.
A transferência de verbas que visam permitir o pagamento do aquecimento nas escolas é feito através de protocolos que foram assinados com as freguesias, sendo que a Câmara Municipal atribuiu um subsidio anual de 400 euros por sala de aula e 200 euros para salas de ATL, num investimento que totaliza assim os 28 mil e 500 euros.