Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Está patente no Cais de Barca de Alva uma exposição intitulada "O Comboio chegou a Barca d’Alva" da responsabilidade do Museu do Douro.
Esta exposição conta com 16 painéis que "invocam toda a história da linha ferroviária do Douro, desde a sua formação, a constituição do Sindicato Bancário que permitiu financiar a obra, todo um enquadramento histórico de uma linha ferroviária com história" refere Fernando Maia Pinto, director do Museu do Douro.
A exposição surge numa altura em que em Barca de Alva se comemoram os 120 anos da abertura da Linha do Douro, que permitiu ligar o Porto a Barca de Alva, constituindo-se assim numa via ferroviária internacional.
Para Fernando Maia Pinto trata-se de "marcar uma efeméride que foi a chegada do comboio à 120 anos" e ao mesmo tempo "chamar à atenção do estado em que ela se encontra na actualidade". É assim possível, ao visitar esta exposição, fazer um enquadramento histórico da vida que deu a região a existência da via férrea, e "os perigos que há para o desenvolvimento com a sua morte".
"É um dos papeis deste museu, chamar à atenção para os muitos aspectos positivos e de interesse que existem e podem ser admirados pelas margens do Douro, bem como promover e associar-se a iniciativas que possam ajudar a dinamizar novamente vias que se consideram em extinção, salienta Fernando Maia Pinto, que justifica assim a participação do Museu do Douro também nos trabalhos da Convenção para a Revitalização da Linha do Douro, que aconteceu no passado Domingo em Barca de Alva.
A exposição vai estar patente até meados de Janeiro do próximo ano e depois seguirá um trajecto por outros pontos de paragem ao longo da linha, culminando com uma exposição final na cidade do Porto.
Estes gajos precisam é de uma barraca ,como...
Tgjjhklk
Boa tarde,é triste e lamentavél,que quem escreveu ...
E sempre de louvar estes investimentos no interior...
A cultura deve ser preservada a todo o custo. Por ...