Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A Praça Velha, na Guarda, alojou durante a semana passada o camião promotor do projecto Escola Virtual. Um produto desenvolvido pela Porto Editora e que está a ser promovido por todos os distritos mostrando as funcionalidades desta aplicação informática para uma melhor qualidade no ensino.
O projecto está a ser acompanhado no terreno pelo gestor Iono Santos que faz um balanço muito positivo desta iniciativa. “As escolas vêm, com o professor respectivo, por exemplo, se tivessem às 15 horas a aula de matemática, vão ter matemática, no camião. A diferença é que em vez de estarem na escola o professor a falar com recurso a um livro, aqui tem o apoio da Escola Virtual”.
A Escola Virtual, da Porto Editora, inclui os conteúdos programáticos de várias disciplinas, aprovados pelo Governo.
Pelo camião passam por dia cerca de dez turmas com cerca de 20 alunos cada o que, segundo Iono Santos, “garante diariamente a passagem de cerca de 250 alunos pelo camião da Escola Virtual, o que dá uma abrangência ao fim de uma semana, de mais de mil alunos que experimentaram uma aula diferente, no E-Tour”.
“Mesmo os mais cépticos que pensam que isto vem substituir o professor, percebem que se trata afinal de uma ferramenta para ajudar, quer a nível de animações, locuções, material que normalmente os professores podem têm dificuldade em arranjar” salienta Iono Santos, que refere que “não é nenhuma substituição ao trabalho que os professores fazem, mas permite a estes conseguir dar uma aula mais rica, mais fácil e que cativa mais os alunos”.
O E-TOur, vai andar na estrada cerca de seis meses, e a Escola Virtual percorreu já um terço do percurso. A viagem começou no Porto, seguiu-se Vila Real, Bragança e Viana do Castelo. Depois da passagem pela Guarda, segue-se esta semana Viseu, que antecede a visita a Aveiro e Coimbra.
Na Guarda, visitaram este novo conceito de aulas interactivas as escolas: EB1 Santa Zita, a Secundária/3 Afonso Albuquerque e da Sé, a EB1 Augusto Gil, o Colégio Dr. Dinis Fonseca, EB1 do Bonfim, a EB 2,3 Santa Clara, a EB1 das Lameirinhas, o Agrupamento de S. Miguel e a Eb1 da Estação.
Estes gajos precisam é de uma barraca ,como...
Tgjjhklk
Boa tarde,é triste e lamentavél,que quem escreveu ...
E sempre de louvar estes investimentos no interior...
A cultura deve ser preservada a todo o custo. Por ...