O Grupo de Cantares - Camponeses de Aldeia do Bispo, da Guarda, lançou este sábado, o primeiro disco, intitulado “à luz da candeia”.
Um trabalho que inclui 14 temas, músicas que são o resultado de um trabalho de recolha de cantares tradicionais na aldeia.
O Grupo foi criado a 9 de Novembro de 1997, por ocasião da 1ª Feira Antiga realizada em Aldeia do Bispo, e ao completar uma década de existência, o objectivo deste primeiro trabalho discográfico foi “recolher, preservar e divulgar o património cultural de Aldeia do Bispo”, dando especial importância aos “cantares e tradições populares de índole profana e religiosa de outros tempos”.
Os Camponeses de Aldeia do Bispo, é um grupo constituído por 23 elementos, que são acompanhados de instrumentos musicais tradicionais, tais como o acordeão, o bandolim, a caixa, o reco-reco, os ferrinhos e a pandeireta”.
Na apresentação dos espectáculos, o grupo faz uma demonstração do ciclo anual das tradições e lides do campo, como a ceifa, a malha, a desfolhada, a pisa da castanha, ou o cantar das janeiras, os rituais da quaresma, os serões e as romarias.
Os Camponeses de Aldeia do Bispo, têm participado em inúmeros eventos culturais, tanto com actuações pelo concelho e distrito da Guarda, bem como algumas participações em espectáculos em outros pontos do país.