Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Os Bombeiros de Vila Franca das Naves, no concelho de Trancoso, não podem dizer que querem um novo quartel, mas sim que querem realmente, um quartel. Desde 1992, ano em que foi criado o corpo de bombeiros, que os voluntários de Vila Franca estão instalados literalmente num barracão sem condições de trabalho, segurança ou habitabilidade.
Passados 15 anos, os voluntários continuam a debater-se com a inexistência do quartel que tarda em se tornar realidade.
O terreno onde deve surgir a nova casa dos soldados da paz, já existe, o projecto também e a vontade da autarquia sempre foi assegurada. Tem faltado apenas a intervenção do Governo, mas recentemente foram dados passos importantes para que o tão desejado quartel seja finalmente uma realidade.
O presidente da câmara de Trancoso esteve reunido com Ascenso Simões, Secretário de Estado da Protecção Civil, de onde saiu com a garantia de que “o projecto será candidatado aos fundos comunitários do QREN”.
Júlio Sarmento, diz ser possivel que “já no próximo ano o quartel dos bombeiros esteja em construção”.
Rogério Castela, comandante dos voluntários de Vila Franca das Naves diz que “as perspectivas são boas e a solução encontrada, embora dependa de alguma regulamentação, vai avançar-se”.
O edifício que acolhe os voluntários desde 1992, está dividido em duas áreas distintas: uma que serve de parque de viaturas, e a outra, onde existe de forma bastante improvisada, a camarata do quartel e a sala de comunicações.
Em 2004, o projecto do quartel para os voluntários estava orçado em 700 mil euros. Os bombeiros de Vila Franca das Naves contam com 70 elementos, dos quais fazem parte 13 mulheres.
Estes gajos precisam é de uma barraca ,como...
Tgjjhklk
Boa tarde,é triste e lamentavél,que quem escreveu ...
E sempre de louvar estes investimentos no interior...
A cultura deve ser preservada a todo o custo. Por ...